Pediram-me a receita da minha granola, por isso decidi partilhar aqui.
Confesso que a faço completamente a olho, com ingredientes ao meu gosto e vou acertando as quantidades à medida que vou preparando as misturas, mas aqui vai uma tentativa de receita:
Ingredientes:
1. Mel, canela, puré de maçã (pode ser um frasco de doce de maçã, eu prefiro cozer e fazer puré), açúcar amarelo (opcional), uma colher de sopa de óleo de girassol e uma pitada de sal.
2.Aveia, centeio, trigo integral, milho tostado com mel, avelãs (pode usar-se amêndoas, nozes, o que preferirem).
3. Sementes de girassol, de chia, de papoila e de sésamo.
4. Passas, arandos secos, bagas goji, lascas de coco desidratado, banana desidratada e avelãs.
Começamos por misturar bem o puré de maçã com o mel, o óleo, a canela, o açúcar amarelo e o sal. Reservar.
Em seguida, numa taça grande misturam-se os cereais com as sementes e as avelãs (e amêndoas/nozes, etc.).Quando estiver tudo bem misturado, junta-se aos poucos a mistura com a maçã, mexendo bem até estar tudo bem envolvido.
Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal e espalhar os cereais uniformemente. Normalmente faço logo uma grande quantidade, por isso, além do tabuleiro do forno, uso um ou dois tabuleiros de pirex.
Coloca-se no forno pré-aquecido a 180º e a cada 10 minutos, mexe-se com uma espátula, para não “colar” e para cozinhar uniformemente.
Quanto ao tempo de forno, depende de cada forno, da quantidade de tabuleiros que colocamos, etc. É uma questão de irmos controlando para não queimar (entre 30 a 40 min. aproximadamente). Não deixem de ir controlando.
Quando tiramos do forno, juntamos imediatamente os restantes frutos e bagas (passas, arandos, etc.) e deixamos arrefecer completamente.
Quando estiver completamente fria, guarda-se a granola em frascos estanques.
A granola fica lindamente com iogurte (não gosto de leite) e fruta da época. Deixo algumas sugestões: