{ Distância / Amizade }


Ontem perdemos um Amigo. Um grande Amigo do meu Pai.
E foram, durante vários anos, realmente muito próximos. Irmãos, Amigos, compinchas de jantaradas, de passeios e de conversas. Próximos ao ponto de, muitas vezes, se referirem um ao outro como maridos.
Isto significa que o meu Pai, ontem, “enviuvou” pela segunda vez.
Estando a viver com a boadrasta e o mano a mais de 3 mil km de Portugal, não pode estar presente na despedida do Amigo. Foi representado, neste momento, por mim e por amigos, mas a distância sente-se e, nestes momentos, parece que cresce ainda mais.
A esse propósito escreveu estas palavras que me emocionaram e me deixam cheia de orgulho no Pai que tenho:

distância
nome feminino
1.  espaço existente entre dois pontos, dois lugares ou dois objetos
2.  lapso de tempo entre dois momentos; intervalo
3.  separação; afastamento
4.  desprendimento; desapego

amizade
nome feminino
1.  afeição por uma pessoa; estima, simpatia
2.  camaradagem, companheirismo, cumplicidade
3.  entendimento, compreensão
4.  dedicação, bondade
5.  pessoa amiga

(in dicionário online Porto Editora)

Hoje acordei com a distância no pensamento.
Este “nome feminino” que me impede fisicamente de estar hoje onde queria.
Mas rapidamente dei por mim a substituir este nome por um outro também feminino. A AMIZADE.
Esta substituição permite-me “estar” hoje em Lisboa e viajar até Águeda acompanhando um AMIGO.

Boa viagem J.”

3 thoughts on “{ Distância / Amizade }

You're saying

