{ Ao Pai }


A vida, a dada altura do seu percurso, juntou-nos. E juntou-nos de uma forma como nunca tínhamos estado juntos.
Apesar de sempre termos vivido juntos enquanto família (numa família de quatro, perfeitamente normal), acho que só o conheci verdadeiramente, quando nos deparámos os dois a viver sozinhos.
Lembro-me que, em criança, via o meu pai como uma figura mais rígida, menos presente, incapaz de dizer que sim. Com o meu pai, qualquer pedido era respondido com um “Não” ou, na melhor das hipóteses, com um “A tua mãe é que sabe”.
Mas, a dada altura, a vida trocou-nos as voltas e ficámos os dois a viver juntos e sozinhos.
A vida confrontou-nos com uma realidade diferente daquela a que ambos estávamos habituados. Eu já adulta. Ele já reformado, mas com uma vida bastante activa.
Esta realidade tornou-nos amigos. Não tanto pai e filha, mas amigos.
E hoje, doze anos depois, já não vivemos juntos, mas continuámos sempre esses bons amigos.
Com a vantagem de eu saber que para além de um amigo, sempre que eu preciso, também desempenha na perfeição o seu papel de pai. E sei que se preocupa comigo, não só como um amigo, mas também como um pai, apesar de por vezes gostar de mostrar que a vida é minha e que eu a conduzo como bem a entender. Mas sei sempre com um olhar atento (disfarçado, mas atento) do Pai.
O meu pai teve uma nova oportunidade de ser um pai presente com um novo filho. Eu perdi o estatuto de filha mais nova, mas ganhei um mano. E o nosso pai ganhou a oportunidade de ser o pai que não pôde e não conseguiu ser connosco. O meu irmão tanto ouve um “não” como um “sim”, tal como deve ser.
São estas voltas do destino que condimentam as nossas vidas e as tornam mais felizes.

Há sempre uma nova oportunidade de corrigir e de agir de forma diferente. Há que saber aproveitá-las.
Eu tive a oportunidade de conhecer o meu pai, tal como ele é.
O meu pai teve a oportunidade de ser um pai presente e agarrou-a da melhor forma.

Obrigada Pai!

3 thoughts on “{ Ao Pai }

You're saying

