{ Sol de inverno }


Li ontem, por esta blogosfera, sobre a corrida às praias que se verificou nestes últimos dias, em março.
Para mim, não é o nome do mês que dita as minhas visitas à praia.
Aliás, as minhas idas à praia têm sido uma constante este inverno. E que bem me têm feito…
Obviamente que não estou de bikini com 10 ºC, nem sequer lá ponho os pés se estiver a chover (a menos que seja num sítio que cá conheço, com lareira e vista para a praia).
Vou à praia para passear, ver o mar, namorar, apanhar ar, ler um livro, fotografar.

 Mas, estando 25 ou 26 ºC, porque não hei de aproveitar o sol, vestir o bikini e refrescar-me no mar? Tudo isto com os mesmos cuidados que tenho em agosto. Só porque estamos num mês que se chama “março”?
Seguindo esta lógica, se em agosto estiver frio e a chover já não é estranho ir à praia? Só porque é agosto?
De facto não é assim que vejo as coisas. Mas isto sou eu…
Ainda pensei, será que o sol de inverno é mais perigoso que o de verão?

Fui pesquisar e não me parece. Apenas recorri à internet, mas do que li, fiquei a saber que a radiação UVA possui uma intensidade constante ao longo de todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno ou o verão. Já no que respeita à radiação UVB, esta tem uma incidência muito mais forte durante o verão. E o protetor solar, com um índice de proteção elevado, é para mim um bem de primeira necessidade, mais ainda tendo a pele clara.
Já no que respeita ao mar, esse sim, tenho a plena noção que é bem mais perigoso no inverno. O mar está muito mais agitado, as correntes são mais fortes e formam-se buracos e valas à beira-mar, que tornam os banhos mais arriscados. Com a agravante de não existir vigilância nas praias nesta altura do ano. Mas, também em relação ao mar, é uma questão de bom senso!

E vocês, só vão à praia no verão ou, se as condições climatéricas o permitirem, não ligam à estação do ano?

One thought on “{ Sol de inverno }

  1. Eu vou à praia passear, seja Dezembro, Março, ou Agosto… claro que a minha indumentária pode variar entre um casaco quentinho, e um bikini, mas a praia faz parte dos meus passeios habituais.;)Beijo

You're saying

